Os cafés da manhã que normalmente comemos nos países ocidentais não são exatamente os mais saudáveis do mundo. Devido à tradição, à falta de tempo e a décadas de intensas campanhas de marketing da indústria alimentícia, muitas famílias tomam café da manhã composto por café com leite e doce , ou torradas com manteiga e geleia.
Especialistas como Dan Buettner defendem há muito tempo a alimentação saudável, seguindo o exemplo de países como o Japão, onde centenários tomam esse café da manhã. E também existem celebridades que defendem cafés da manhã saudáveis para manter a forma. Um bom exemplo é Arnold Schwarzenegger.
Aos 78 anos, o ator, ex-governador da Califórnia e lenda do fisiculturismo não só se mantém ativo compartilhando dicas de exercícios em suas redes sociais, como também oferece conselhos nutricionais para manter uma boa saúde. Em seu boletim informativo para seguidores, o Arnold's Pump Club, o californiano explicou o que come no café da manhã.
Como ele explicou nesta newsletter, o café da manhã favorito do astro de "O Exterminador do Futuro" é iogurte grego com granola. Porque, embora ele admita que adora "o cheiro de bacon e ovos pela manhã", agora ele opta por cafés da manhã saudáveis e ricos em proteínas. Além de iogurte com granola, o ator admite ter outras receitas favoritas. "Também costumo comer ovos com legumes. E adoro lentilhas com grãos e legumes".
Em relação ao café, Schwarzenegger prefere tomá-lo pela manhã, antes de ir à academia para se exercitar. Em seu boletim informativo, Schwarzenegger explica que novas pesquisas sugerem que o café da manhã pode afetar positivamente a longevidade, somando-se aos outros benefícios que já conhecemos sobre essa bebida.
O estudo analisou os hábitos de mais de 40.000 adultos, monitorando seu consumo de café e relacionando esses dados às taxas de mortalidade. Os pesquisadores concluíram que as pessoas que bebiam café ao longo do dia não apresentaram melhora na mortalidade nem redução do risco de doenças cardíacas.
A pesquisa revelou que pessoas que bebiam café mais cedo tendiam a viver mais. Os pesquisadores descobriram que adultos que limitavam o consumo de café entre 4h e meio-dia tinham 16% menos probabilidade de morrer por qualquer causa do que aqueles que não o faziam. Eles também tinham 31% menos probabilidade de morrer de doenças cardiovasculares.
O estudo demonstrou claramente que pessoas que bebiam mais de três xícaras de café pela manhã, e aquelas que bebiam de duas a três xícaras, apresentaram melhorias na longevidade . Aqueles que bebiam apenas uma xícara pela manhã também apresentaram melhorias, mas não tão significativas. Em contrapartida, pessoas que bebiam café ao longo do dia não apresentaram redução nas taxas de mortalidade, nem redução no risco de doenças cardíacas.